Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19481
Título: Futebol: agente de inclusão e interação na escoa
Autor(es): Bezerra, Luciano Xavier
Palavras-chave: Relato de experiência
Futebol
Inclusão escolar
Integração
Data do documento: 2018
Resumo: Este estudo concentrou-se em relatar a minha experiência enquanto estagiário no período de 22 de abril a 01 de junho de 2017 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro em Cacimba de Dentro-PB e relatar também que minha abordagem foi de cunho descritivo sobre a vivência de um acadêmico de Educação Física no ensino do Futebol Agente de Inclusão e Interação na Escola. Por se tratar de um relato de experiência, os dados aqui obtidos foram identificados através da observação direta realizada pelo próprio acadêmico, durante o período de acompanhamento e intervenção nas aulas. Diante disso, verificou-se que a prática do futebol é muito presente em nosso meio. É pouco praticado nas escolas públicas do município de Cacimba de Dentro-PB, em especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro. Sendo a escola o local de preparação do indivíduo para a sociedade, o futebol como ferramenta inclusiva foi dado maior ênfase nas aulas da disciplina de Educação Física. Este estudo concentrou-se em relatar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro na zona rural de Cacimba de Dentro-PB, e no final do estágio eu notei que ocorreram muitas mudanças, principalmente em relação aos meninos que se juntaram com as meninas para a prática do futebol adaptado para a realidade deles. Foi muito gratificante para me ver todos os alunos participando de todas as práticas que foram realizadas durante o estágio. Percebi que depois das intervenções realizadas, consegui inseri as meninas e os obesos na prática do futebol, onde também observamos através dos seus comportamentos e falas que elas começaram a se interessar mais por esse esporte. Desta forma, nos alegramos em ver a participação de todos nesta modalidade, acontecendo de uma forma prazerosa e educativa.
Descrição: BEZERRA, L. X. Futebol: agente de inclusão e interação na escoa. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19481
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Xavier Bezerra.pdfPDF - Luciano Xavier Bezerra4.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.