Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Henrique, Martileide Da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T18:28:40Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T18:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19486 | - |
dc.description | HENRIQUE, Martileide Da Costa. A participação dos alunos como um fator relevante para a aprendizagem nas aulas de ciências naturais. 2015. 69p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente estudo buscamos investigar a importância da participação dos educandos no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de caráter qualitativo, cuja metodologia aplicada foi uma pesquisa-ação, realizada, simultaneamente, ao estágio docente do Curso de Ciências da Natureza, que ocorreu na Escola de Ensino Fundamental João Alves Torres, Araruna – PB. As aulas tiveram início no dia 14-04-2014, e prolongaram-se até o dia 19-05- 2014, totalizando 15 aulas e uma carga horária de 11 horas e 25 minutos. As técnicas para a produção dos dados constituíram-se de uma observação participante, cujos instrumentos de registro foram um diário de campo e uma câmera filmadora, além de uma entrevista semiestruturada feita com 30% da turma (10 alunos). Para analisar os dados utilizamos à estatística simples e a análise de conteúdo. Ao longo da pesquisa pudemos perceber uma mudança progressiva no comportamento dos educandos que participavam das aulas de Ciências Naturais. Obtivemos dados significativos que corroboram para afirmarmos que a participação dos educandos, pode sim, ser um dos fatores que influenciam a aprendizagem. Ademais, 70% dos educandos preferem educadores democráticos, que interagem com eles e que promovem aulas mais dialógicas ampliando a possibilidade de construção coletiva do conhecimento. Por fim, concluímos, a partir das análises, que a participação dos educandos nas aulas é um dos fatores que corroboram para melhorar a aprendizagem e construir uma atmosfera mais democrática na sala de aula. | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | A participação dos alunos como um fator relevante para a Aprendizagem nas aulas de ciências naturais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 68 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF-Martileide da Costa Henrique.pdf | 21.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.