Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19491
Título: Os benefícios da atividade física na terceira idade
Autor(es): Cândido Neto, Luiz
Palavras-chave: Atividade Física
Terceira Idade
Doenças na Terceira Idade
Qualidade de vida
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Com o passar dos anos, o número de pessoas na terceira idade vem crescendo no nosso país, e junto com idade, vem também problemas motores, psicológicos, físicos. Enfim, problemas de saúde que se não prevenidos antecipadamente poderá piorar com o passar dos anos. Deste modo, a atividade física, poderá auxiliar o sujeito da terceira idade a desenvolver uma melhor qualidade de vida, melhor a coordenação motora, aumentar a disposição e a motivação, entre outros benefícios.O presente estudo tem como objetivo geral mostrar os benefícios da atividade física na terceira idade. Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica dando ênfase sobre o tema abordado procurando esclarecer os fatores acerca do mesmo. No qual utilizou-se livros, artigos, revistas, entre outros, como fonte de pesquisa. Pode-se dizer que praticar qualquer tipo de atividade física como, por exemplo, caminhadas, danças, ginásticas, enfim, pode ser um método de recreação e lazer para o idoso. A escolha do presente tema justifica-se com a hipótese de que embora haja diversos benefícios da prática de atividades físicas, também são enormes os desafios para reduzir a inatividade, levando em consideração que os progressos tecnológicos têm colaborado cada vez mais para a diminuição das atividades motoras, seja no trabalho, em casa ou mesmo no lazer, no qual irá estabelecer aos pesquisadores e profissionais da saúde uma atenção maior para se descobrir recursos no qual possam garantir melhores condições de vida na terceira idade. Através do estudo ficou evidenciado que um programa apropriado de atividade física é uma fundamental forma de prevenção, recuperação e promoção da saúde na terceira idade, além disso, vale ressaltar que para a prática de exercícios se torna fundamental a presença de um profissional de educação física para o melhor aproveitamento e melhor progressão das atividades, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida ao idoso.
Descrição: CÂNDIDO NETO, L. Os benefícios da atividade física na terceira idade. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19491
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Cândido Neto.pdfPDF - Luiz Cândido Neto6.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.