Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19495
Título: Perspectivas acerca do esporte adaptado para pessoas com deficiência
Autor(es): Herculano, José Walter Farias
Palavras-chave: Medicina do Esporte
Educação Física e Treinamento
Pessoa com Deficiência
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Diante do número crescente de pessoas jovens com deficiências físicas, assim como a inserção dessas pessoas em práticas físicas e esportivas de caráter cada vez mais peculiares, identifica-se a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca da contribuição do professor de Educação Física, tanto na elaboração de programas de exercitação física específicas quanto na contribuição para a construção de um paratleta. O presente estudo teve como objetivo: realizar um levantamento de referencial teórico acerca do esporte adaptado para pessoas com deficiência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o esporte adaptado, realizada no período de fevereiro de 2018, no qual foram incluídos artigos com texto completo, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados em duas das principais bases de dados: Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando-se como identificador booleano os termos: medicina do esporte and pessoas com deficiência, cujas publicações foram realizadas no período entre 2013 a 2018. Foram excluídos: artigos que não possuíam resumo, em língua diferente da inglesa ou portuguesa, não acessíveis na íntegra gratuitamente e que continham temas paralelos ao eixo temático discutido a exemplo das doenças relacionadas à prática de esporte versus clima, drogas ou nutrição esportiva. Com relação aos procedimentos metodológicos, inicialmente foi realizada a busca dos descritores Decs/Mesh, em seguida acessos às bases de dados eleitas, nas quais foram efetivados os seguintes passos: identificação dos artigos nas bases de dados Scielo (n=8) e Biblioteca Virtual de Saúde (n=84); triagem (n=78 artigos excluídos) e, leitura e organização dos artigos (n=5). Quanto à temática abordada: 2 trazem os efeitos do treinamento funcional e canoagem em propriedades físicas como: equilíbrio, propriocepção e capacidade cardiopulmonar, 1 sobre avaliação isocinética e 2 sobre atletas paralímpicos, dentro de uma perspectiva de levantamento das injúrias e análise de sistema de classificação da natação. A maioria (n=3) foram publicados em 2016 e na Revista Brasileira de Medicina e Esporte. Todos os artigos trazem um estudo de campo, com amostragem variando de 3 (valor mínimo) e 547 (valor máximo). A maioria dos artigos (n=3) trazem a perspectiva de avaliação de pessoas atletas e com deficiência física. A revisão acercado tema abordado apontou uma pequena quantidade de estudos que circunscrevem a temática discutida neste trabalhos.
Descrição: HERCULANO, J. W. F. Perspectivas acerca do esporte adaptado para pessoas com deficiência. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19495
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Walter Farias Herculano.pdfPDF - José Walter Farias Herculano5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.