Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Janaína Lima-
dc.date.accessioned2019-05-29T13:30:47Z-
dc.date.available2019-05-29T13:30:47Z-
dc.date.issued2018-04-14-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19498-
dc.descriptionMENDONÇA, J. L. A importância da estrutura física nos resultados práticos das aulas de educação física: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Silveira Dantas de Desterro - PB. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e à Distância, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral do educando. Apesar de sua relevância, os professores dessa área de ensino encontram muitas dificuldades para o desenvolvimento de sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, algumas indagações são levantadas, entre elas: quais as dificuldades enfrentadas pelos professores diante do problema, quais as estratégias usadas por ele para amenizar a situação e até que ponto o problema afeta a aprendizagem e interesse dos educandos?. Neste contexto, o presente artigo objetiva discutir a carência de espaço escolar e materiais adequados nas aulas de educação física, analisando as dificuldades enfrentadas pelos professores diante de tal problemática. Ao mesmo tempo, o referido artigo apresenta alternativas para viabilizar a prática da Educação Física em escolas carentes de local apropriado para tal finalidade. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, mediante uma abordagem qualitativa, analisando o discurso de um professor de educação física de uma escola estadual no interior do sertão paraibano. Os resultados obtidos por meio da observação e questionário apontam para a falta de recursos materiais e espaço físico, assim como a falta de interesse dos educandos pela disciplina como as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de educação física, interferindo negativamente no processo de ensino e aprendizagem. Evidencia-se, assim, o papel do professor frente a tais dificuldades, devendo buscar alternativas lúdicas que contemplem diversos conteúdos da cultura corporal, como jogos, brincadeiras e a dança, assim como a confecção de materiais, com materiais diversificados que estimulem a participação e autonomia dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Odilon Avelino da Cunhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectAmbiente da educação físicapt_BR
dc.titleA importância da estrutura física nos resultados práticos das aulas de educação física: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental Silveira Dantas de Desterro - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Lima Mendonça.pdfPDF - Janaína Lima Mendonça5.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.