Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19499
Título: Utilização do Karate como forma de promover inclusão social: um estudo de caso do Projeto UKIIS em Patos - PB
Autor(es): Soares, Jailma Figueiredo
Palavras-chave: Karate
Filosofia do Karate
Inclusão social
Data do documento: 14-Abr-2018
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do Karate na integração social dos participantes do Projeto UKIIS (Utilização do Karate como Instrumento de inclusão e Integração Social), que é desenvolvido na Cidade de Patos-PB, pelo professor Odilon Avelino como projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba. Pretende também conhecer o perfil social dos alunos, bem como verificar se a prática do Karate promove mudanças nos aspectos comportamentais dos praticantes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa na instituição através da aplicação de questionário com os caratecas, abordando diversos aspectos, além de um resgate bibliográfico nas obras de vários autores que tratam sobre o tema, a exemplo de Duncan (1979), Paula (1996), Funakoshi (2005), entre outros. Os resultados apresentados mostram que esta arte marcial é de fundamental importância na melhora de vida dos praticantes na medida em que, além do aspecto físico, as pessoas afirmaram terem tido melhoras nos aspectos psicológico, social e profissional. É consenso entre os entrevistados que os indivíduos que iniciaram a prática do Karate apresentaram uma melhora considerável principalmente no comportamento, fato que contribuiu de forma positiva para uma integração dos participantes. Conclui-se, portanto, que o Karate é importante na integração social e que o trabalho desenvolvido pelo Projeto UKIIS poderá servir de exemplo para que os poderes públicos e outras entidades da sociedade civil possam tomar iniciativas semelhantes no intuito de promoção de cidadania.
Descrição: SOARES, J. F. Utilização do Karate como forma de promover inclusão social: um estudo de caso do Projeto UKIIS em Patos - PB. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19499
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailma Figueiredo Soares.pdfPDF - Jailma Figueiredo Soares6.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.