Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Elizabete Borges-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:08:21Z-
dc.date.available2013-09-20T12:08:21Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1949-
dc.descriptionGonçalves, E. B. Uma reflexão sobre os significados da avaliação. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de um estudo realizado sobre o processo de avaliação na perspectiva teórica e prática, tendo como base conceitual o pensamento de alguns estudiosos que muito contribuíram para esta área de estudo. O embasamento teórico fundamenta-se no princípio sócio-histórico-cultural, que pressupõe a avaliação não somente em saber como o aluno aprende ou como o professor ensina, mas, sobretudo, como se dá o desenvolvimento de todo processo avaliativo, analisando como ocorre a construção do conhecimento no ensino-aprendizagem através da mediação professor/aluno/conhecimento. O objetivo do presente estudo foi refletir no discurso docente a concepção de avaliação no processo de construção do conhecimento e como os professores efetivamente avaliam seus alunos. Para realização deste trabalho, utilizou-se como método o procedimento descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário estruturado com perguntas abertas. A pesquisa foi realizada com quatro docentes efetivos da rede pública municipal das séries iniciais do Ensino Fundamental I, (3º e 4º ano) da Escola Nila Ferreira da cidade de Fagundes-PB. Os resultados do estudo mostraram que os professores avaliam seus alunos de forma quantitativa utilizando provas para verificação do aprendizado. Além disso, observou-se, certo esforço, por parte de alguns professores, em adotar a avaliação contínua como um recurso para ajudar seus alunos a enfrentar algumas dificuldades, porém tais professores demonstraram estar ainda perdidos de como proceder a tal processo avaliativo. Por fim, para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno, bem como suas necessidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Inácio de Araújo Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação Escolarpt_BR
dc.subjectConcepções Pedagógicaspt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.titleUma reflexão sobre os significados da avaliaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabete Borges Gonçalves.pdfElizabete Borges Gonçalves435 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.