Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Elizabete Borges | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:08:21Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:08:21Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1949 | - |
dc.description | Gonçalves, E. B. Uma reflexão sobre os significados da avaliação. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é resultado de um estudo realizado sobre o processo de avaliação na perspectiva teórica e prática, tendo como base conceitual o pensamento de alguns estudiosos que muito contribuíram para esta área de estudo. O embasamento teórico fundamenta-se no princípio sócio-histórico-cultural, que pressupõe a avaliação não somente em saber como o aluno aprende ou como o professor ensina, mas, sobretudo, como se dá o desenvolvimento de todo processo avaliativo, analisando como ocorre a construção do conhecimento no ensino-aprendizagem através da mediação professor/aluno/conhecimento. O objetivo do presente estudo foi refletir no discurso docente a concepção de avaliação no processo de construção do conhecimento e como os professores efetivamente avaliam seus alunos. Para realização deste trabalho, utilizou-se como método o procedimento descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário estruturado com perguntas abertas. A pesquisa foi realizada com quatro docentes efetivos da rede pública municipal das séries iniciais do Ensino Fundamental I, (3º e 4º ano) da Escola Nila Ferreira da cidade de Fagundes-PB. Os resultados do estudo mostraram que os professores avaliam seus alunos de forma quantitativa utilizando provas para verificação do aprendizado. Além disso, observou-se, certo esforço, por parte de alguns professores, em adotar a avaliação contínua como um recurso para ajudar seus alunos a enfrentar algumas dificuldades, porém tais professores demonstraram estar ainda perdidos de como proceder a tal processo avaliativo. Por fim, para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer cada aluno, bem como suas necessidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Inácio de Araújo Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Escolar | pt_BR |
dc.subject | Concepções Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Métodos de Ensino | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre os significados da avaliação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elizabete Borges Gonçalves.pdf | Elizabete Borges Gonçalves | 435 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.