Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19501
Título: Treinamento esportivo através da educação física por meio das aulas lúdicas, dentro e fora do âmbito escolar na cidade de São José do Bonfim - PB
Autor(es): Santos, Herbete Teotonio dos
Palavras-chave: Educação física
Treinamento esportivo
Atividades lúdicas
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho, traz o objetivo de demonstrar não só a eficiência, como também a importância da educação física seja ela escolar ou não, tendo em vista o grande malefício do sedentarismo que estar tomando uma grande proporção não apenas no município de São José do Bonfim, mas no mundo todo. Este trabalho tem como ação o combate a este sedentarismo dentro do município através da Educação Física como instrumento de treinamento desportivo, por meio da ludicidade e intervenção pedagógica, como também o resgate a prática de exercícios em todo o período do treinamento, onde a Educação Física e a Lúdica juntas, trará sempre o estímulo, foco, necessário que o treinamento exige. Para atingir os objetivos propostos. Num primeiro momento trabalhou-se com os alunos do 6º à 9º ano (fundamental II) da Escola Municipal Senador Humberto Lucena. Em seguida, executamos as atividades com a comunidade municipal através de um projeto social voluntário: “QUEBRAR O SEDENTARISMO”: TREINO FUNCIONAL, acompanhado por um profissional de Educação Física, seguindo criteriosamente um cronograma elaborado para esse fim, e finalizando posteriormente com atividades trabalhadas também em dois clubes municipais, essas ações tiveram a finalidade de fomentar, entre os alunos e atletas, processos de socialização, bem como promover a aprendizagem e ao mesmo tempo resgatar a prática de exercícios físicos. Após a realização dessa proposta prática e pedagógica interventiva, orientado a partir da perspectiva metodológica da Pesquisa-Ação, e levando em consideração os objetivos que foram traçados, a pesquisa teve um caráter exploratório, uma vez que, esta tem como base assuntos já discutidos e estudadas por diversos especialistas no assunto, na ocasião conseguimos cativar uma grande aceitação sobre as atividades físicas antes e depois da realização do projeto com seus respectivos limites impostos pelos idealizadores do trabalho e o público alvo, onde foi atingido nosso propósito que foi resgatar a prática de exercício através do estímulo da lúdica nos treinamentos, para combater o sedentarismo.
Descrição: SANTOS, H. T. Treinamento esportivo através da educação física por meio das aulas lúdicas, dentro e fora do âmbito escolar na cidade de São José do Bonfim - PB. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19501
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herbete Teotonio dos Santos.pdfPDF - Herbete Teotonio dos Santos6.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.