Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19504
Título: O aluno surdo e o processo ensino-aprendizagem na educação básica
Autor(es): Martins, Priscila Soraia de Morais
Palavras-chave: Alunos surdos
Aprendizagem
Inclusão
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de trazer uma análise reflexiva acerca do processo de ensino aprendizagem de alunos surdos no ensino regular, considerando o contexto real das escolas, suas carências e reflexos no aprendizado dos estudantes com surdez. Aborda alguns fatores históricos relevantes na construção da educação dos surdos, bem como as políticas voltadas para esse aspecto. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa através de um questionário de múltipla escolha, aplicado a 19 profissionais docentes. Por meio das informações e reflexões advindas da análise qualitativa e bibliográfica, verificou-se que a inclusão de alunos surdos, de que tanto se fala, se torna um elemento utópico, quando se tem em vista a ausência de diversos recursos e ações que geram imensas lacunas nesse processo, e que mesmo assim, boa parte dos profissionais considera que há inclusão efetiva para estes alunos surdos, sendo este público o maior prejudicado em todo esse contexto.
Descrição: MARTINS, P. S. de M. O aluno surdo e o processo ensino-aprendizagem na educação básica. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19504
Aparece nas coleções:46 - TCC
46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Soraia de Morais Martins.pdfPDF - Priscila Soraia de Morais Martins4.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.