Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19505
Título: A inserção da mulher no mercado de trabalho: uma visão acerca da sua participação na cidade de Guarabira
Autor(es): Lucena, Sonally Soares de
Palavras-chave: Mulher
Mercado de trabalho
Leis trabalhistas
Data do documento: 2018
Resumo: Nesta pesquisa foram apresentados aspectos da inserção da mulher no mercado de trabalho, através de reflexões teóricas e coleta de dados por meio da pesquisa de campo. O estudo pretende compreender o quanto a mulher é economicamente ativa, tendo como área de atuação a cidade de Guarabira/PB, importante polo econômico localizado no Agreste da Paraíba. Ele teve como objetivo principal analisar a inserção da mulher no mercado de trabalho na cidade supracitada e, dessa forma, conhecer um pouco da história de vida, identificar as dificuldades, os obstáculos e as conquistas alcançadas. Foram entrevistadas 30 (trinta) mulheres que exerciam atividades nos setores formal e informal, com isso procurou-se investigar como se dá a inserção delas no mercado de trabalho e as características dessa participação: faixa etária, grau de escolarização, condições salariais, importância do ganho recebido na composição do orçamento familiar, dificuldades, preconceitos e discriminação, dentre outros. Pesquisar a inserção das mulheres no mercado de trabalho implica em apresentar à sociedade os problemas que elas enfrentam em seu cotidiano. Nesse sentido cabe à sociedade fiscalizar e exigir do poder público o cumprimento das leis de amparo ao trabalho, bem como a execução de políticas sociais de gênero.
Descrição: LUCENA, S. S. de. A inserção da mulher no mercado de trabalho: uma visão acerca da sua participação na cidade de Guarabira. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19505
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sonally Soares de Lucena.pdfPDF - Sonally Soares de Lucena3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.