Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19507
Título: (Re)versos em As máscaras singulares, de Luiz Ruffato
Autor(es): Melo, Paulete Gonçalves Gomes de
Palavras-chave: Luiz Ruffato
Poesia contemporânea
Máscaras singulares
Data do documento: 2018
Resumo: Luiz Ruffato, brasileiro de Cataguases, estado de Minas Gerais, é considerado pela crítica como um dos escritores mais relevantes da contemporaneidade. Suas obras revelam seu compromisso em retratar temas relacionados à realidade nacional e a sua poesia é marcada pelo ritmo harmonioso dos seus versos e pelas analogias elaboradas, principalmente, através das imagens e metáforas que tencionam o sujeito. A partir disso, propomos um estudo metodológico das imagens poéticas presentes em sete poemas de sua obra, As máscaras singulares (2002). Este trabalho objetiva destacar as relações conflituosas entre o homem e a cidade no mundo moderno. Para isso, utilizamos pressupostos teóricos de Bosi (2000, 2007), Candido (2007), Moriconi (2009), Ribeiro Neto (2011), entre outros. Ao final desta pesquisa compreendemos que as máscaras singulares presentes em seus poemas são um meio para revelar que o homem deve buscar viver em harmonia, mesmo em situações controvérsias, o que confirma a ideia de opostos que se completam.
Descrição: MELO, P. G. G. de. (Re)versos em As máscaras singulares, de Luiz Ruffato. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19507
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulete Gonçalves Gomes de Melo.pdfPDF - Paulete Gonçalves Gomes de Melo4.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.