Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19509
Título: A fabricação do outro: as representações do povo na obra Figuras e paisagens do Padre Luís Gonzaga de Oliveira
Autor(es): Cabral, Julio César Miguel de Aquino
Palavras-chave: Representações
Trabalhadores rurais
Serra da Raiz
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as representações do “povo’’ na obra Figuras e paisagens do padre e escritor paraibano Luís Gonzaga de Oliveira. Por meio dos seus textos no jornal católico A imprensa, em que também foi diretor, o padre colaborou para a fabricação de uma identidade camponesa marcada pela passividade, simplicidade de espírito e coragem inabalável para o trabalho. Seus textos são marcados por homens e mulheres conformados com as estruturas sociais. Além disso, o “povo’’, em sua perspectiva, é simples: sem aprofundamento de espírito. Desta forma, o autor estabelece a diferenciação entre a religião institucionalizada e as “crenças populares’’ que seriam “supersticiosas’’ e sem disciplina necessária para o cumprimento das exigências da Igreja. Em contrapartida, o padre Luís Gonzaga construiu, nos textos analisados, a imagem do senhor do engenho e do sacerdote como lideranças naturais e arquétipos das virtudes cristãs: pessoas que nasceram para ocupar os “postos de comando’’. Para embasar teoricamente este trabalho utilizamos as discussões de Albuquerque Jr (2013), Certeau (1982), Chartier (1996), entre outros autores.
Descrição: CABRAL, J. C. M. de A. A fabricação do outro: as representações do povo na obra Figuras e paisagens do Padre Luís Gonzaga de Oliveira. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19509
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julio César Miguel de Aquino CabralPDF - Julio César Miguel de Aquino Cabral701.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.