Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1950
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Aurizete de Almeida Sales | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:08:30Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:08:30Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1950 | - |
dc.description | Silva, A. de A. S. A leitura e a formação da habilidade leitora: (des)construindo saberes e (re)construindo possibilidades. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo geral compreender e analisar alguma das dificuldades encontradas no cotidiano pedagógico de duas professoras da zona rural da rede pública de ensino na cidade de Pocinhos – PB no que concerne ao trabalho com a leitura e a produção de textos dos alunos. O presente trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de campo como possibilidade para justificar os objetivos desse trabalho. A metodologia desse trabalho centrou-se na técnica de abordagem de um questionário para as professoras e junto a ele solicitamos, ainda, que as referidas professoras utilizassem uma sequência didática com os alunos. Dessa forma, o embasamento teórico desse trabalho trata da importância do trabalho com a leitura, a escrita e a reescrita no contexto de sala de aula, para que se possa formar tanto a habilidade leitora como o leitor proficiente crítico na escola. Para isso, buscamos nos fundamentar em estudiosos, como Kaufman & Rodriguez (1995), Coracini (1999), Piaget (1896 – 1980), Vigotsky (1896 – 1934), Solé (2000), Silva (2002), Orlandi (1988), Kato (1997), Kleiman (1989), e Martins (2002), inclusive no Referencial Curricular Nacional (2001). Enfim, percebemos que a escola, por intermédio do professor, necessita urgentemente, repensar sua prática pedagógica e/ou redimensioná-la, no sentido de ter em mente que precisa estar sempre se atualizando, seja com leituras de produções cientificas da área ou mesmo participando das formações continuadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Reescrita | pt_BR |
dc.title | A leitura e a formação da habilidade leitora: (des)construindo saberes e (re)construindo possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Aurizete de Almeida Sales Silva.pdf | Aurizete de Almeida Sales Silva | 570.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.