Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Aurizete de Almeida Sales-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:08:30Z-
dc.date.available2013-09-20T12:08:30Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1950-
dc.descriptionSilva, A. de A. S. A leitura e a formação da habilidade leitora: (des)construindo saberes e (re)construindo possibilidades. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral compreender e analisar alguma das dificuldades encontradas no cotidiano pedagógico de duas professoras da zona rural da rede pública de ensino na cidade de Pocinhos – PB no que concerne ao trabalho com a leitura e a produção de textos dos alunos. O presente trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica e de campo como possibilidade para justificar os objetivos desse trabalho. A metodologia desse trabalho centrou-se na técnica de abordagem de um questionário para as professoras e junto a ele solicitamos, ainda, que as referidas professoras utilizassem uma sequência didática com os alunos. Dessa forma, o embasamento teórico desse trabalho trata da importância do trabalho com a leitura, a escrita e a reescrita no contexto de sala de aula, para que se possa formar tanto a habilidade leitora como o leitor proficiente crítico na escola. Para isso, buscamos nos fundamentar em estudiosos, como Kaufman & Rodriguez (1995), Coracini (1999), Piaget (1896 – 1980), Vigotsky (1896 – 1934), Solé (2000), Silva (2002), Orlandi (1988), Kato (1997), Kleiman (1989), e Martins (2002), inclusive no Referencial Curricular Nacional (2001). Enfim, percebemos que a escola, por intermédio do professor, necessita urgentemente, repensar sua prática pedagógica e/ou redimensioná-la, no sentido de ter em mente que precisa estar sempre se atualizando, seja com leituras de produções cientificas da área ou mesmo participando das formações continuadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.titleA leitura e a formação da habilidade leitora: (des)construindo saberes e (re)construindo possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aurizete de Almeida Sales Silva.pdfAurizete de Almeida Sales Silva570.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.