Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19518
Título: Utilização da ferramenta MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) numa empresa de calçados para redução do desperdício no processo produtivo
Autor(es): Silva, Carlos Eduardo Alves da
Palavras-chave: Gestão da qualidade
Ferramentas da qualidade
Ferramenta MASP
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: Um dos principais pré-requisitos para uma empresa ser diferenciada no mercado e se manter sempre em fase de crescimento é a Qualidade dos seus produtos, por isto muitas investem pesado neste campo. Neste trabalho é apresentado um MASP que é uma ferramenta de qualidade Japonesa que pode ser utilizada para solucionar problemas de forma organizada e estruturada como também tratar de problemas ditos como estruturados ou mesmo solucionar problemas de causas desconhecidas. Esta empresa utilizou esta ferramenta para tentar minimizar a quantidade de desperdício no processo produtivo da fabricação de um produto A traçando uma meta de diminuir o índice de 5,44% no ano de 2015 para 3,00% no ano de 2016 a partir da criação de um fluxo de processo que garantirá uma excelência operacional mantendo controladas todas as variáveis críticas do processo para que, assim que conseguir uma estabilidade repasse todo o aprendizado para os demais produtos/processos da fábrica. A partir de algumas oportunidades de melhoria no processo produtivo da empresa em questão em todo o processo produtivo, desde as máquinas até os operadores foram estipuladas metas discriminado de onde e para onde quer se chegar, foram feitos também um fluxo dizendo em quais máquinas o produto A poderá ser feito, nomeou-se também uma cadeia de auxilio para que na hora das não conformidades sejam acionados imediatamente com o intuito de ajudar a produção, todos os operadores do fluxo foram treinados, aumentou também as análises laboratoriais na matéria prima utilizada na fabricação do produto A e por fim foi nomeado um time de colaboradores que eram chamados de “Dedicados” onde estes eram responsáveis por fazer auditorias diárias para garantir que os parâmetros das máquinas não fossem mudados. Foi conseguido aproximar-se da meta estipulada e todo o aprendizado está sendo passado para os demais processos/produtos produzidos na fábrica.
Descrição: SILVA, C. E. A. da. Utilização da ferramenta MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) numa empresa de calçados para redução do desperdício no processo produtivo. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19518
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Eduardo Alves da Silva.pdfPDF - Carlos Eduardo Alves da Silva11.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.