Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19519
Título: Efeito de uma cultura nativa de lactobacilos sobre os parâmetros de atividade antioxidante em bebida láctea fermentada contendo produtos da casca de jabuticaba
Autor(es): Soares, Anderson Caetano
Palavras-chave: Myrciaria cauliflora
Lácteos probióticos
Compostos fenólicos
Aproveitamento de subprodutos
Alimento funcional
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é um fruto rico em compostos fenólicos, que são antioxidantes responsáveis por combater radicais livres. O consumo dessa fruta é quase que totalmente na sua forma in natura, mas também possui potencial para ser processado na forma de sucos, compotas, doce, geleias, bebidas entre outros. Assim, a jabuticaba pode ser utilizada em bebidas lácteas como meio de enriquecer este produto alimentício com nutrientes e compostos bioativos sem encarecer o produto final, além de melhorar suas características sensoriais. Probióticos também têm sido inseridos, sobretudo, em produtos lácteos, ajudando de forma benéfica o desenvolvimento da microbiota do intestino e atuando na prevenção de infecções gastrointestinais. O objetivo deste trabalho foi a avaliar a influência de uma cultura nativa de Lactobacillus plantarum com potencial probiótico sobre o teor de compostos fenólicos, bem como a capacidade antioxidante em bebida láctea fermentada adicionada de produtos da casca de jabuticaba. Foram produzidas duas formulações de bebidas, em dois lotes cada: formulação controle F1 – produzida com a cultura iniciadora de Streptococcus thermophilus TA40; e tratamento experimental F2 – produzido com S. thermophilus TA40 e a cultura nativa potencialmente probiótica de L. plantarum CNPC003. Todos os tratamentos foram adicionados de calda, extrato hidroalcoolico e geleia, produzidos a partir da casca da jabuticaba. Estabelecendo uma comparação entre as duas bebidas observou-se uma tendência de aumento na quantidade de fenólicos e captura de DPPH para a bebida contendo Lactobacillus plantarum CNPC003. A cultura nativa resultou em valores significativamente menores de EC50, que é a metade da resposta antioxidante máxima ao longo do armazenamento (p < 0,05). Dessa forma, para a captura de radicais livres seria necessária uma menor quantidade do produto com probiótico, o qual resultou em uma melhor resposta antioxidante neste trabalho.
Descrição: SOARES, A. C. Efeito de uma cultura nativa de lactobacilos sobre os parâmetros de atividade antioxidante em bebida láctea fermentada contendo produtos da casca de jabuticaba. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19519
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Caetano Soares.pdfPDF - Anderson Caetano Soares15.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.