Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1952
Título: O desenvolvimento de práticas de leituras na pré-escola
Autor(es): Maurício, Alane de Silva
Palavras-chave: Educação Infantil
Práticas de Leitura
Gêneros Textuais
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: A prática de leitura em sala de aula é de fundamental importância para o desenvolvimento de um trabalho significativo do (a) professor (a), quando este (a) procura envolver seus alunos (as) na busca do prazer no ato de ler. Diante disso, o presente artigo objetiva analisar o envolvimento e o interesse de crianças da Pré-Escola pela leitura, a partir do uso de diversos gêneros textuais. Dessa forma este trabalho também objetiva favorecer a discussão e o debate junto a profissionais, que atuam diretamente com a educação de crianças de 0 a 5 anos de idade, no que tange ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam o gosto pela leitura, nesse faixa etária. Para atingir tal propósito fez-se necessário revisar bibliografias que tratam do assunto, como os desenvolvidos por: BRASIL (1998), DEBUS (2006), FERREIRA (2007), TEBEROSKY e COLOMER (2003), SILVA (2003), para com isso encadear as ideias a serem apresentadas neste trabalho, bem como o desenvolvimento de um Projeto de Atuação e Investigação Docente- PAID, ocorrido durante o cumprimento do componente curricular: Estágio IV, na formação em Educação Infantil, numa instituição pública de ensino, localizada na cidade de Campina Grande – PB, durante o primeiro semestre do ano de 2011. O estudo caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, em que procuramos desenvolver um trabalho de ação e participação, na condição de estagiária e pesquisadora. Com a pesquisa percebemos que o trabalho com a leitura junto às crianças é de grande relevância, visto que, os pequenos gostam de ler e de participar deste momento. Por fim, é importante esclarecer que neste trabalho de investigação e atuação, não estamos receitando como deve ser desenvolvido o trabalho com a leitura na sala de aula, mas mostrando possibilidades, visto que, cabe ao educador (a) buscar as metodologias que podem ser aplicadas com as crianças, para que estas adquiram o gosto e o prazer pela leitura.
Descrição: Maurício, A. da S. O desenvolvimento de práticas de leituras na pré-escola. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1952
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane da Silva Maurício.pdfAlane da Silva Maurício713.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.