Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19520
Título: Síntese e caracterização de hidrogéis de amido/nanopartículas de prata para utilização como curativos
Autor(es): Rodrigues, José Filipe Bacalhau
Palavras-chave: Curativos
Nanopartículas de prata
Amido
Hidrogel
Data do documento: 14-Dez-2016
Resumo: A prata é a maior tendência mundial no tratamento de feridas por seu excelente poder bactericida, rápida cicatrização, redução de odor e fácil aplicação. A propriedade antimicrobiana da prata e de seus compostos é a base principal de sua aplicação medicinal desde o século XIX. A obtenção de nanopartículas de prata está associada à utilização das mesmas com polímeros naturais como matrizes que promovem a diminuição da sua tendência de agregação e permite a liberação controlada desse metal. A utilização de filmes e hidrogéis para liberação controlada de fármacos ou antimicrobianos é uma técnica que vem sendo aprimorada ao longo dos anos e vem obtendo resultados promissores devido a sua atividade local e sua habilidade em manter a constância nos perfis de liberação controlada de fármacos. Os fármacos são armazenados em matrizes baseadas em polímeros biodegradáveis que permitem sua liberação no organismo na concentração ideal, no local desejado e num determinado período. Dentre os polímeros biodegradáveis destaca-se o amido de origens diversas. Diante disto neste trabalho é realizada a síntese de AgNp’s preparados através da redução química de íons prata com Borohidreto de Sódio (NaBH4), na presença de Citrato de Sódio (SCT). Em seguida, as mesmas foram caracterizadas por espectroscopia de absorção molecular na região do ultravioleta e visível (UV-Vis). Aplicando planejamento fatorial 2^3 definindo-se uma tendência e controle do comprimento de onda alternando dois fatores no método de síntese: quantidade de Nitrato de Prata (AgNO3 0,1 mol/L), e quantidade de NaBH4, em três níveis, +1, -1 e 0, sendo o 0 o ponto central. O planejamento fatorial foi construído para avaliar os efeitos desses fatores (efeitos principais e efeitos da interação entre fatores) permitindo a obtenção de uma síntese padrão para uso das mesmas nos hidrogéis. Foram observados os resultados para o estudo dos efeitos por meio da espectroscopia ultravioleta-visível que nos permitiu obter o comprimento de onda de AgNp’s em solução. O amido utilizado para confecção dos hidrogéis foi caracterizado através do teor de umidade e cinzas, Microscopia Eletrônica de Varredura - MEV, Difração de Raio - X – DRX e Espectroscopia na Região de Infravermelho com Transformada de Fourier–FTIR apresentando baixa porcentagem de interferentes, mostrando-se limpo e concentrado, podendo ser utilizado na indústria de alimentos, de embalagens e de bioamateriais. A obtenção dos hidrogéis foi realizada através do sistema sol-gel agregando ao mesmo gelatina de modo a aumentar sua capacidade de intumescimento, sendo avaliado quanto as características físico-químicas, morfológicas, mecânicas e biológicas possibilitando concluir que os hidrogéis obtidos apresentaram características favoráveis para possível aplicação como curativo tendo em sua composição as AgNp’s de maneira a potencializar suas características bactericidas e antimicrobianas.
Descrição: RODRIGUES, J. F. B. Síntese e caracterização de hidrogéis de amido/nanopartículas de prata para utilização como curativos. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19520
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Filipe Bacalhau Rodrigues.pdfPDF - José Filipe Bacalhau Rodrigues17.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.