Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19525
Título: Higienização das mãos na Clínica de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba: Uma abordagem na assistência farmacêutica
Autor(es): Brito, Hortência de Almeida
Palavras-chave: Higienização das mãos
Fitoterápicos
Assistência farmacêutica
Data do documento: 24-Nov-2017
Resumo: A eficácia da higienização das mãos na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência em saúde é comprovada, aumentando assim a segurança do paciente. Embora estudos apontem a importância de que esta prática diminua as chances de transmissão de microrganismos entre profissionais e pacientes a negligencia por parte dos profissionais ainda é grande. Nota-se a necessidade de incentivo por parte dos estabelecimentos de saúde, com o intuito da conscientização dos profissionais sobre a sua importância e responsabilidade que possuem na promoção da saúde dos pacientes. O trabalho teve como objetivo analisar a higienização das mãos por parte dos profissionais e estudantes das Clínicas do Departamento de Odontologia da UEPB, sobre a importância da higienização das mãos na saúde, com a distribuição de folders informativos, como também um sabonete com propriedades antissépticas à base de plantas medicinais e a prestação da Assistência Farmacêutica. A metodologia utilizada foi do tipo descritiva e exploratória, na qual os participantes da entrevista responderam um questionário, a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de Março de 2016. Foi realizada uma abordagem transversal e qualitativa e quantitativa. Os resultados, foram satisfatórios visto que os profissionais seguiram as orientações sobre a higienização das mãos, faziam uso do sabonete disponibilizado e perceberam a eficácia como também a importância da correta higienização das mãos. Os folders e o sabonete distribuído estimularam os profissionais à realização da higienização das mãos em todos os momentos de atendimento ao paciente.
Descrição: BRITO, H. de A. Higienização das mãos na Clínica de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba: Uma abordagem na assistência farmacêutica. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19525
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hortência de Almeida Brito.pdfPDF - Hortência de Almeida Brito64.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.