Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19526
Título: Reações adversas a medicamentos identificadas em um hospital de ensino da Paraíba
Autor(es): Lins, Ísis Valeska Freire
Palavras-chave: Farmacovigilância
Medicamentos - Reações adversas
Cuidados farmacêuticos
Data do documento: 27-Out-2017
Resumo: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), reação adversa a medicamentos (RAM) toda resposta nociva e não intencional a um medicamento relacionada a qualquer dose. As reações adversas a medicamentos têm se tornado, com uma frequência cada vez maior, uma das maiores causas de morte em todo o mundo. Objetivo: Identificar e quantificar as RAM encontradas nas alas oncológica, respiratório e infectologia do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Metodologia: Para identificação destas reações foi utilizada uma lista de gatilhos, concomitantemente, realizou-se a pesquisa de sintomas que não apresentavam compatibilidade com a enfermidade, fazendo-se uma relação com os medicamentos utilizados pelos pacientes. A análise dos dados foi realizada por meio de técnica de estatística descritiva. Resultados: Foram identificadas 82 RAMs nos 154 prontuários analisados, os pacientes apresentaram entre 1 e 7 RAMs. Nas alas analisadas, a incidência de RAM foi de 1,9% na infectologia, 2,75% na oncologia e 2,38 na respiratória. Os gatilhos que mais se destacaram na identificação das RAMs foram T 1- antialérgico com 16,6%(n=12), T 17- erupção cutânea com 19,4% (n=14) e T 18- cessão abrupta de medicamento 11,2%(n=8). As principais RAMs identificadas foram reações de erupção cutânea e diarréia com 16,8% (n=14), prurido 8,4% (n=7). Os medicamentos que mais causaram reação foram o cefepime, moxifloxacino e dexclorfeniramina. Conclusão: Apesar da dificuldade que se tem em reconhecer as reações adversas a medicamentos a utilização dos gatilhos fez toda diferença, mostrando mais uma vez a grande incidência de RAM e a importância da sua identificação para posterior intervenção para melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
Descrição: LINS, Í. V. F. Reações adversas a medicamentos identificadas em um hospital de ensino da Paraíba. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19526
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ísis Valeska Freire Lins.pdfPDF - Ísis Valeska Freire Lins8.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.