Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19530
Título: Conhecimento e utilização do Protocolo de Assistência ao pré-natal por enfermeiros da atenção primária à saúde
Autor(es): Costa, Karoline Oliveira da
Palavras-chave: Atenção básica
Saúde da mulher
Pré-natal
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento e a utilização do Protocolo de assistência ao pré-natal por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 39 enfermeiros que atuam nas unidades de Saúde da Família dispostas nos distritos que fazem parte de Campina Grande, Paraíba. Utilizou-se um roteiro de entrevista elaborado para a pesquisa. Os dados foram analisados por meio da Análise Categorial Temática e organizados em 4 dimensões: Acolhimento com escuta qualificada; Avaliação global da gestante; Plano de cuidados no Pré-Natal; e uma oriunda do material empírico: Facilidades e dificuldades no uso dos protocolos nas ações prestadas na assistência ao pré-natal. Conclui-se que os enfermeiros realizam, em sua grande maioria, o que é preconizado pelo protocolo. Na dimensão Acolhimento com escuta qualificada e a Avaliação global da gestante destacou-se a centralização da assistência ao pré-natal centrada no binômio enfermeiro-médico, com protagonismo expressivo dos enfermeiros. Na dimensão Plano de cuidados no Pré-Natal percebeu-se que a também centralização do cuidado no enfermeiro-médico, muitas vezes, assumindo o papel do médico e de profissionais de outros serviços ao tomar para si atribuições que competem à equipe ou a outros serviços da rede assistencial. A última dimensão apontou como principais facilidades assiduidade das gestantes ao pré-natal e às atividades de educação em saúde e como dificuldades a falta de capacitação e falta de liberdade para prescrição de medicamentos.
Descrição: COSTA, K. O. da. Conhecimento e utilização do Protocolo de Assistência ao pré-natal por enfermeiros da atenção primária à saúde. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19530
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karoline Oliveira da Costa.pdfPDF - Karoline Oliveira da Costa16.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.