Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19533
Título: Topografia de um desnudo: um olhar cinematográfico sobre a gestão política dos moradores de rua do estado da Guanabara (1962 - 1963)
Autor(es): Santos, Francine Andressa Lira dos
Palavras-chave: Biopolítica
Cinema
Moradores de rua
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O artigo tem como objetivo estudar a “operação mata-mendigos” realizada durante a gestão política de Carlos Lacerda no Estado da Guanabara, entre os anos de 1962 e 1963. Utilizando o filme “Topografia de um desnudo” como fonte principal, e tomando como referencial teórico os conceitos de Michel Foucault e Giorgio Agamben, investigaremos as formas através das quais o Estado promove intervenções biopolíticas na sociedade, especialmente sobre a população em situação de rua. Desse modo, como procedimento metodológico, refletimos sobre obras que buscam um diálogo entre cinema e história, frisando o caráter de representação que as produções cinematográficas possuem e após a apresentação do entendimento foucaultiano a respeito da biopolítica, e a construção de Agamben formada a partir do conceito de vida nua, realiza-se uma aproximação das concepções dos dois autores, com os escritos de Zygmut Bauman acerca da idealização de ordem almejada na sociedade atual. Em seguida, e partindo do aporte teórico apresentado, analisa-se o filme, evidenciando como o episódio histórico narrado pelo mesmo é um típico exemplo de intervenção biopolítica operada pelo Estado brasileiro contemporâneo, que continua a ser empregada sob diversas formas nos dias de hoje.
Descrição: SANTOS, F. A. L. dos. Topografia de um desnudo: um olhar cinematográfico sobre a gestão política dos moradores de rua do estado da Guanabara (1962 - 1963). 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19533
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FRANCINE ANDRESKA LIRA DOS SANTOS.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.