Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19534
Título: Variabilidade espácio-temporal da chuva na cidade de Campina Grande, PB
Autor(es): Medeiros, Everton de Araújo
Palavras-chave: Climatologia
Precipitação pluvial
Eventos extremos
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Os eventos extremos de chuva, em um curto período de tempo, associadas às variabilidades espaciais, têm ocasionados catástrofes e desencadeando processos de alagamentos, inundações e movimentos de massa, nas cidades de médio e grande porte. Diante disto, procurou-se analisar a variabilidade espácio-temporal da chuva, em diferentes bairros da cidade de Campina Grande, PB, sendo essas determinações os objetivos principais. Para isto, utilizaram-se dados de chuvas de sete pluviômetros automáticos, cedidos pelo Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN), instalados nos bairros, Alto Branco, Sandra Cavalcante, Jardim Paulistano, Cruzeiro, Bodocongó, Bairro das Cidades e Serrotão, do período: 01 janeiro de 2015 a 30 de maio de 2018, e os referentes à série climatológica pluvial, cedidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), de 01.01.1911 a 31.12.2017. Os dados das duas séries (Cemaden e Aesa) foram analisados mediante procedimentos estatísticos de medidas de tendência central e de dispersão, sendo estabelecido o regime pluvial, as intensidades e as variabilidades da chuva intra e interbairro campinense. Os principais resultados mostram que, a climatologia pluvial da cidade de Campina Grande é irregular, assimétrica e a estação chuvosa concentra-se nos meses de março a julho. Os eventos extremos de chuvas diários ocorrem no final da tarde/inicio da noite e tendem a serem maiores que à mediana mensal esperada. A variabilidade temporal na quantidade, intensidades e durações da chuva, no bairro e interbairro campinenses, é influenciada pela ZCIT, VCAN e ondas de leste. Dos eventos de máxima intensidade diária de chuva, a máxima amplitude interbairro foi de 60,0 mm com gradiente de dispersão espácio temporal de 6,1 mm por km.
Descrição: MEDEIROS, E. de A. Variabilidade espácio-temporal da chuva na cidade de Campina Grande, PB. 2018. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19534
Aparece nas coleções:30 - TCC
30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EVERTON DE ARAÚJO MEDEIROS.pdf5.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.