Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19535
Título: Arte trágica e a alquimia do sofrimento: o júbilo da existência afirmado através de miragens artísticas
Autor(es): Silva, Pedro Feitoza
Palavras-chave: Nietzche
Tragédia
Cultura grega antiga
Apolíneo e Dionísio
Data do documento: 6-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma investigação acerca da obra O Nascimento da Tragédia de Nietzsche, bem como de outros escritos do autor nesse mesmo período. A pesquisa versará sobre a fórmula mágica desenvolvida pelos gregos como forma de suportar o sofrimento e transformá-lo em uma visão possível e regojizante de vida. Uma pergunta que tentar-se-á responder, tendo como base a visão nietzschiana sobre a tragédia grega, será: Como um povo tão suscetível ao sofrimento conseguiu alcançar o mais alto grau de sabedoria e força instintiva de sobrevivência? Como glorificar a vida diante do caos vivenciado? Destacar-se-á, inicialmente, as profundas influências deixadas pela filosofia schopenhaueriana, pelo drama wagneriano e pela cultura grega antiga no pensamento de Nietzsche, que foram essenciais não apenas neste período, mas em toda a produção posterior do filósofo. Desse modo, partindo da compreensão nietzschiana sobre a cultura grega, seguindo a lógica dos princípios artísticos apolíneo e dionisíaco, os quais fundamentam toda a arte trágica, faremos uma abordagem que percorrerá as principais ideias desenvolvidas pelo autor acerca da tragédia.
Descrição: SILVA,P. F. da. Arte trágica e a alquimia do sofrimento: o júbilo da existência afirmado através de miragens artísticas. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19535
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PEDRO FEITOZA DA SILVA.pdf642.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.