Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19538
Título: Fundamentos da ética kantiana para a educação
Autor(es): Silva, Lindon Johnsons Nascimento
Palavras-chave: Ética - educação
Ética Kantiana
Filosofia da educação
Data do documento: 9-Nov-2018
Resumo: Desde a antiguidade grega, a ética é concebida como um elemento condicionante do exercício da cidadania e da liberdade, pautada pelo enfrentamento dos desafios inerentes da razão em virtude do alcance de um ‘bem-comum’. Desta foram, a ética passou a desempenhar, ao longo de toda a história da humanidade, um papel central em diversos campos de estudo, como a educação. Um dos grandes filósofos que se concentrou em pautar a ética no âmbito educacional foi Immanuel Kant, sendo um dos principais expoentes da ética do dever. O presente estudo busca analisar o papel desempenhado pela ética visando a transformação do mundo, dando ênfase para os fundamentos da ética kantiana para a educação, fazendo uso de uma pesquisa bibliográfica que permite uma análise concisa acerca deste papel. Busca-se demonstrar, a partir do desenvolvimento do estudo, que a ética desempenha um papel fundamental perante esta transformação, sendo a educação um elemento que incorpora a ética visando o alcance do bem-comum, partindo da prerrogativa kantiana de que o homem é o único ser no mundo que precisa ser educado e formado, vendo a educação como um projeto futuro para o desenvolvimento e para a própria sobrevivência da sociedade.
Descrição: SILVA, L. J. N. Fundamentos da ética kantiana para a educação. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19538
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LINDON JOHNSONS NASCIMENTO SILVA.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.