Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19540
Título: | A história da relação psicologia e educação: uma contribuição sóciohistórica |
Autor(es): | Silva, Ártemis Ramos Rodrigues |
Palavras-chave: | Educação básica Psicologia educacional Contribuição sóciohistórica |
Data do documento: | 4-Mai-2018 |
Resumo: | O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que faz um apanhado histórico acerca da relação Psicologia e Educação, com o objetivo de compreender qual o envolvimento de constituição da Psicologia no contexto da educação, bem como a contribuição da teoria sócio histórica para tal ciência. Verificou-se, portanto, que a psicologia entrou no Brasil por meio da educação, mostrando-se ao longo do seu desenvolvimento características seletiva, elitizada, com tendência tecnicista. Logo, as críticas formuladas sobre essa forma de agir começaram a proporcionar uma nova percepção, e dessa maneira a teoria sócio histórica encontrou espaço fazendo menção de que o sujeito é um ser histórico e socialmente constituído, passando a enfatizar a importância da cultura na formação da consciência humana, contribuindo, portanto, para as subjetividades dos envolvidos nos processos educacionais. |
Descrição: | SILVA, A. R. R. A história da relação psicologia e educação: uma contribuição sóciohistórica. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19540 |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ÁRTEMIS RAMOS RODRIGUES SILVA.pdf | 558.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.