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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19542
Título: | A educação à luz do pensamento de Marx e Engels |
Autor(es): | Henrique, Maria Claudia Coutinho |
Palavras-chave: | Marxismo Educação Processos educativos Emancipação humana |
Data do documento: | 11-Mar-2019 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir de forma introdutória, a concepção de educação no pensamento de Karl Marx e Friedrick Engels, bem como apresentar processos educativos desenvolvidos pela humanidade e que, geram a alienação das classes subalternas, pois, a educação está a serviço das classes que detêm o poder do capital. Marx e Engels não desenvolveram nenhum escrito específico voltado para a educação, mas, é possível observar sua preocupação com o tema no decorrer de toda sua obra. O ponto mais importante é lembrar que, a educação sofreu várias mudanças através do tempo, assim como os homens, os processos educacionais e a escola mudou, transformou-se para se adequar não só a época, mas também a imagem de homem que cada período histórico necessitou. Para tanto, desenvolvemos aqui, um breve apanhado histórico da educação e seus processos para a formação do homem, além da instituição escolar como uma forma de emancipar esse homem para que ele tenha um desenvolvimento verdadeiramente pleno e voltado para transformar a sociedade em um lugar melhor. A escola não escapou das críticas dos pensadores marxistas nem do próprio Marx e de socialistas utópicos. A escola é vista, para esses autores como uma forma de reprodução do modo de vida da burguesia que é, afinal, quem domina os meios de produção, não só materiais, mas também intelectuais uma vez que, determina o currículo e as atividades desenvolvidas nessa instituição. O trabalhador, é, o foco dos escritos de Marx sobre educação e ensino, desse modo é impossível separar a formação do trabalhador da formação do cidadão, pois estes são um. Nesse sentido, buscamos demonstrar que, a preocupação de Marx bem como de outros autores que seguem seu pensamento, é de que o homem se torne emancipado em todos os aspectos de suas vidas. Para tanto buscamos demonstrar que, a mudanças na educação fazem parte do processo de desenvolvimento das sociedades e que, é possível fazer com que, esta seja a ferramenta pela qual, os indivíduos possam transformar a sociedade burguesa capitalista pautada no egoísmo e na exploração do mais fraco, em uma sociedade igualitária, de indivíduos conscientes de si, emancipados e com condições de lutar por um mundo melhor. |
Descrição: | HENRIQUE, M. C. C. A educação à luz do pensamento de Marx e Engels. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19542 |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
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