Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1955
Título: Relações de gênero e sexualidade na escola: uma investigação na prática docente
Autor(es): Silva, Patrícia Edióne da
Palavras-chave: Infância
Sexualidade infantil
Relações de gênero
Ação docente
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho, titulado por “Relações de Gênero e Sexualidade na Escola: Uma Investigação na Prática Docente” intencionou, de maneira geral, investigar como os (as) professores (as) trabalham, em sala de aula, as relações de gênero e as manifestações da sexualidade infantil. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma instituição privada localizada na zona urbana do município de Remígio – PB. Os dados foram constituídos por cinco professoras com formação diferenciadas, inicialmente, por meio de observações na escola, em seguida aplicamos questionários com as professoras, posteriormente, realizamos uma roda de diálogo com as docentes sobre as expressões de gênero e sexualidade infantil e a relevância de se trabalhar esses temas em sala de aula, por fim desenvolvemos uma ação lúdica com as crianças sobre a descoberta do corpo e questões de gênero. Baseadas em expressivos referenciais teóricos como os PCN‟s (2001), Vigotski (2001), Souza e Carvalho (2003), Felipe (2001) entre outros, constatamos através dos dados obtidos, que as professoras não apresentam atitudes voltadas para gênero e sexualidade no cotidiano escolar, no fazer pedagógico, verificando nitidamente insegurança e tabus sobre o tema, deixando em algumas ocasiões ausência, por parte das educadoras, de alguns valores e conhecimentos em proporcionar para os/as alunos (as) respostas referentes a algumas indagações em sala de aula quando questionadas sobre o corpo. A falta de conhecimento sobre aspectos da sexualidade infantil leva a ausência de compreensão sobre as relações de gênero o que pode proporcionar a propagação do preconceito de gênero. Foi possível considerar que as crianças estão sendo moldadas de acordo com as crenças que tem a família e os (as) educadores (as) que ao invés de tentar eliminar certos estereótipos contribuem ainda mais para sua fixação, através de uma educação ainda conteudista, e muitas vezes, sexista e sem real compreensão sobre a diversidade.
Descrição: Silva, P. E. da. Relações de gênero e sexualidade na escola: uma investigação na prática docente. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1955
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Edióne da Silva.pdfPatrícia Edióne da Silva5.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.