Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Jailson Lourenço de-
dc.date.accessioned2019-06-05T12:00:59Z-
dc.date.available2019-06-05T12:00:59Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19550-
dc.descriptionPONTES, J. L. de. A comunicação na sala de aula do Ensino Médio: Como o aluno compreende o discurso do professor de Matemática. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de analisar como o aluno do ensino médio compreende o discurso do professor de matemática na sala de aula. Adotamos uma abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de gravações em vídeo das aulas e das entrevistas gravadas também em vídeo de dois professores de escolas públicas. Na análise dos dados foram utilizados elementos da teoria da linguagem de Bakhtin. Neste estudo, não podemos afirmar que de fato ocorreram situações em que os professores tenham utilizado um gênero discursivo provocando o aluno para interações com os colegas e a participação na sala de aula, porém, podemos afirmar que em alguns momentos ocorrem situações que podem trazer implicações no processo de compreensão dos alunos. É possível afirmar que quando um dos professores realiza um discurso buscando fazer comparações, mesmo relativizando o rigor da linguagem matemática, ocorre o favorecimento da compreensão do discurso do professor pelo aluno. Observamos também que a fala de um professor interlocutor da pesquisa sugere que o mesmo não compreende o próprio discurso, pela forma que o realiza.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pedro Lúcio Barbozapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA comunicação na sala de aula do Ensino Médio: Como o aluno compreende o discurso do professor de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson Lourenço de Pontes.pdfPDF - Jailson Lourenço de Pontes11.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.