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Título: A comunicação na sala de aula do Ensino Médio: Como o aluno compreende o discurso do professor de Matemática
Autor(es): Pontes, Jailson Lourenço de
Palavras-chave: Análise de discurso
Ensino de Matemática
Prática docente
Sala de aula
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar como o aluno do ensino médio compreende o discurso do professor de matemática na sala de aula. Adotamos uma abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de gravações em vídeo das aulas e das entrevistas gravadas também em vídeo de dois professores de escolas públicas. Na análise dos dados foram utilizados elementos da teoria da linguagem de Bakhtin. Neste estudo, não podemos afirmar que de fato ocorreram situações em que os professores tenham utilizado um gênero discursivo provocando o aluno para interações com os colegas e a participação na sala de aula, porém, podemos afirmar que em alguns momentos ocorrem situações que podem trazer implicações no processo de compreensão dos alunos. É possível afirmar que quando um dos professores realiza um discurso buscando fazer comparações, mesmo relativizando o rigor da linguagem matemática, ocorre o favorecimento da compreensão do discurso do professor pelo aluno. Observamos também que a fala de um professor interlocutor da pesquisa sugere que o mesmo não compreende o próprio discurso, pela forma que o realiza.
Descrição: PONTES, J. L. de. A comunicação na sala de aula do Ensino Médio: Como o aluno compreende o discurso do professor de Matemática. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19550
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