Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19552
Título: Assistência farmacêutica na utilização de um sabonete fitoterápico produzido na farmácia universitária da UEPB
Autor(es): Costa, Rafaella Maia
Palavras-chave: Higienização das mãos
Sabonete fitoterápico
Assistência farmacêutica
Data do documento: 24-Nov-2017
Resumo: As mãos podem servir de reservatório para a proliferação de diversos microrganismos, podendo ser bactérias, vírus e fungos que podem ser transmitidos através do contato direto com outras pessoas ou por objetos e superfícies contaminadas. A higienização das mãos é uma medida eficaz para a prevenção de infecções adquiridas em ambientes de saúde, impedindo a transmissão de microrganismos, já que são as principais ferramentas de trabalho dos profissionais de saúde. Apesar de ser uma técnica simples, a falta de adesão a essa prática ainda é um problema para obter um controle das infecções em serviços de saúde. Diante disto, este trabalho teve como objetivo incentivar a prática de higienização das mãos entre alunos e professores da Clínica de Fisioterapia da UEPB. Este trabalho é de natureza exploratória e descritiva, de abordagem transversal, quantitativa e qualitativa. Realizou-se a aplicação de um questionário com a participação de 30 alunos e 5 professores, entre as perguntas foi observado que 77% dos alunos e 80% dos professores realizam a higienização das mãos antes de algum procedimento, 87% dos alunos e 60% dos professores realizam a higienização das mãos após algum procedimento e 90% dos alunos e 100% dos professores realizam a higienização das mãos entre o contato com diferentes pacientes. Não foram encontrados obstáculos de grande relevância que impedissem a não realização da higienização das mãos, entretanto, a falta de tempo de ambas as partes e a falta de costume dos alunos são pontos a serem pensados, pois diversos fatores devem, provavelmente, estar associados como a sobrecarga de trabalho. Não houve falta de material higienizante e de incentivo, mostrando que esta pesquisa tornou-se um fator importante para a adesão da higienização das mãos em ambiente de saúde entre alunos e professores.
Descrição: COSTA, R. M. Assistência farmacêutica na utilização de um sabonete fitoterápico produzido na farmácia universitária da UEPB. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19552
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaella Maia Costa.pdfPDF - Rafaella Maia Costa34.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.