Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19557
Título: Estudo do sistema: Quitosana/Ag na adsorção de corantes
Autor(es): Freitas, Elizandro Lima
Palavras-chave: Indústria têxtil
Efluente
Absorbância
Nanopartícula de prata
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: O crescimento desenfreado dos produtos de alta tecnologia, faz com que o ser humano perca a noção da quantidade de resíduos gerados e descartados de forma inadequada. Um problema sério de poluição dos recursos hídricos é o descarte de efluentes de origem têxtil, em córregos, rios e lagos, pois esse tipo de poluição chega a ser visível mesmo em baixas concentrações e apresenta em sua constituição uma elevada carga de metais pesados e moléculas orgânicas não degradáveis, sendo assim, altamente prejudicial à saúde humana, como também a biota dos rios. Uma vez que, essas substâncias podem causar câncer e mutações genéticas. As fibras naturais e sintéticas sofrem modificações em suas colorações e para isso, usa -se corantes, gerando efluentes com cargas altamente poluidoras, contaminando o meio ambiente. A água é um recurso natural não renovável e por isso, devemos ter a consciência da preservação e conservação da mesma. Nas indústrias têxtil, a etapa mais crítica é o processo de tingimento das roupas. Sabe-se que para produzir 1 Kg de roupa tingida, usa-se cerca de 150 L de água. Para tentar sanar esses problemas, vários estudos têm sido desenvolvidos acerca de materiais bioadsorvente e de baixo custo. Neste contexto, a quitosana tem se destacado por apresentar várias propriedades que a torna um ótimo adsorvente, dentre as quais destacam-se: um elevado grau de porosidade, facilidade de sofrer modificações físicas e químicas, ser derivada do segundo maior polissacarídeo abundante na natureza (quitina), baixo custo entre outros. Neste trabalho, o principal objetivo foi realizar um estudo acerca da absorbância e da transmitância usando-se esferas de quitosana/Ag na adsorção dos corantes de um efluente coletado em indústria têxtil. Para as determinações desses parâmetros, foi utilizado o espectrofotômetro Uv-Vis Bomem-Michelson FT-IR, modelo MB-102. Os dados foram obtidos em função do tempo de contato das esferas com o efluente, no qual foi possível observar a relação da absorbância com a transmitância, obtendo uma remoção de mais de 50% da coloração do corante.
Descrição: FREITAS, E. L. Estudo do sistema: Quitosana/Ag na adsorção de corantes. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19557
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizandro Lima Freitas.pdfPDF - Elizandro Lima Freitas15.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.