Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19558
Título: Estratégia didática para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos com o auxílio de materiais alternativos
Autor(es): Silva, Diego Eduardo da
Palavras-chave: Ensino de Química
Educação de Jovens e Adultos
Recursos didáticos
Data do documento: 19-Nov-2018
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade alternativa do Sistema Básico de Educação Pública no Brasil, cujo objetivo é atender e qualificar alunos que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental e/ou médio na idade regular. Diversos estudos direcionados a essa modalidade de ensino descrevem que a experiência com materiais alternativos tem se mostrado uma eficiente estratégia didática quando associada a aspectos cotidianos. Esta pesquisa teve como objetivo aplicar aulas experimentais usando material de baixo custo, como ferramenta mediadora no processo de aprendizagem nas aulas de Química dos ciclos V e VI da EJA em duas escolas públicas na cidade de Campina Grande – PB. Inicialmente foi aplicado um questionário visando traçar o perfil dos alunos e identificar a principal problemática no Ensino de Química na modalidade EJA. Foi observado, a partir dos resultados do primeiro questionário, que a maioria dos alunos das duas escolas pertenciam à faixa etária entre 15-25 anos e que as escolas não disponibilizavam de muitos recursos didáticos. Após a identificação da problemática, foram desenvolvidas aulas experimentais intituladas “Determinação da densidade: torre de líquidos” e “Reações químicas: produção de foguete”, ambas realizadas em sala de aula. Após os experimentos, foi aplicado um questionário para verificar se as aulas desenvolvidas contribuíram para uma aprendizagem significativa. Os alunos reconheceram essa metodologia como uma alternativa eficaz para um melhor entendimento das temáticas que foram ministradas. É necessário que os educadores responsáveis pelas turmas da EJA tenham a preocupação de ministrar aulas diferenciadas que despertem a motivação dos alunos para continuarem presentes em sala de aula.
Descrição: SILVA, D. E. da. Estratégia didática para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos com o auxílio de materiais alternativos. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19558
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Eduardo da Silva.pdfPDF - Diego Eduardo da Silva20.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.