Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19560
Título: Estudo imunoepidemiológico na comunidade universitária
Autor(es): Araújo, Rita Girllane Rocha de
Palavras-chave: Doenças infectocontagiosas
Imunização
Epidemiologia
Saúde pública
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Doenças infectocontagiosas ainda continuam sendo um problema para a humanidade. Constantemente aumentam os dados relacionados a hepatites virais, sífilis e AIDS. Com isso, percebe-se que há uma necessidade de avaliar as estratégias de imunização e situação epidemiológica da comunidade universitária, com o intuito de realizar um levantamento acerca dos conhecimentos dessas doenças, tendo em vista que as doenças transmissíveis vêm apresentando mudanças significativas, oferecendo desafios aos programas de prevenção à saúde. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a cobertura da imunização e o conhecimento das doenças infectocontagiosas, tendo como público alvo a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos) dos cursos de Biologia, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. O estudo caracterizou-se com metodologia quantitativa, no qual inicialmente, realizou-se a análise estatística descritiva objetivando caracterizar a amostra. Foram calculadas as frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas, bem como as medidas de tendência central e de variabilidade para as variáveis quantitativas. Como instrumento de coleta de dados foi usado um questionário semiestruturado. De acordo com os resultados obtidos podemos observar que 97,4% dos participantes entrevistados já haviam sido imunizados alguma vez na vida. Doenças como tétano, sarampo, Hepatite B, rubéola e gripe possuem um alto teor de imunização, seguidas de tuberculose, caxumba e varicela. Os participantes, 114 entrevistados nesta pesquisa, em média, mostraram ter conhecimento sobre as doenças supracitadas, formas de contágios e prevenção. Os sinais e sintomas apresentam dado de “não conhecedores” um pouco alto, por si tratar de profissionais da área de saúde e biológicas. Em virtude do que foi observado, todos os participantes consideram que as ações educativas e campanhas de imunização são importantes para a prevenção de doenças infectocontagiosas.
Descrição: ARAÚJO, R. G. R. de. Estudo imunoepidemiológico na comunidade universitária. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19560
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita Girllane Rocha de Araújo.pdfPDF - Rita Girllane Rocha de Araújo14.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.