Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19578
Título: Perfil de morbidade de pacientes internados por causas osteomusculares na Paraíba
Autor(es): Guimarães, Beatriz Suellen Rodrigues
Palavras-chave: Morbidade
Sistema osteomuscular
Internações
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: INTRODUÇÃO: as doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo se caracterizam por acometer grande parte da população economicamente ativa, sendo causa de absenteísmo no trabalho e internações em hospitais. OBJETIVO: determinar o perfil de morbidade dos pacientes internados por causas osteomusculares na Paraíba. MATERIAIS E MÉTODOS: trata-se de um estudo documental e descritivo, com abordagem quantitativa, o qual dispôs de informações contidas no banco de dados eletrônico do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), através do site DATASUS, no que diz respeito à morbidade das patologias referentes ao Capítulo XIII da Classificação Internacional de Doenças, em sua décima edição (CID-10), as quais constituem doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2016. RESULTADOS: foram analisadas 29.514 autorizações de internação hospitalares (AIH), totalizando 152.007 dias de permanência em internação e 294 óbitos relacionados com causas do sistema osteomuscular. A faixa etária mais acometida foi entre 20 a 49 anos. As doenças mais prevalentes foram outros transtornos articulares, artrite reumatoide e outras poliartropatias inflamatórias e transtornos do tecido mole. O sexo masculino prevaleceu em maioria da amostra, como também em dias de permanência e óbitos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: conforme objetivos, almejou-se fornecer o perfil do paciente internado por causas osteomusculares na Paraíba, agregando ao Estado uma informação epidemiológica dos casos, e incitando ao profissional de saúde, adequada formação e capacitação tanto para o tratamento das mesmas, como principalmente atentando para a prevenção.
Descrição: GUIMARÃES, B. S. R. Perfil de morbidade de pacientes internados por causas osteomusculares na Paraíba. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19578
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Suellen Rodrigues Guimarães.pdfPDF - Beatriz Suellen Rodrigues Guimarães9.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.