Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19579
Título: Avaliação da discrepância anatômica das ATMS e sua possível associação com o deslocamento de disco: Um estudo por meio de ressonância magnética
Autor(es): Souto, Allahô Eriberto Morais de Almeida
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
Imagem por ressonância magnética
Transtornos da articulação temporomandibular
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Esse estudo teve como objetivo avaliar imagens de ressonâncias magnéticas (RM) de articulações temporomandibulares (ATMs) e estabelecer uma possível associação das discrepâncias morfológicas da eminência articular, fossa mandibular e côndilo nos cortes coronal e sagital com o deslocamento do disco articular. O estudo consistiu em uma pesquisa descritiva do tipo transversal de banco de dados, tendo sido utilizados exames de ressonância magnética da ATM de um serviço de radiologia Médico-Odontológico privado. As RM das ATMs de 80 pacientes sintomáticos foram avaliadas bilateralmente. As imagens de boca aberta e fechada foram usadas para determinar a presença de deslocamento e redução do disco. As formas anatômicas dos côndilos e das fossas mandibulares foram avaliadas nas vistas sagital e coronal; e a forma de eminência articular foi avaliada apenas na visão sagital. As ATMs foram classificadas como harmônicas na visão coronal para as seguintes combinações: côndilo/fossa: convexo ou redondo/côncavo; angulado/angulado; plana/plana. Na visão sagital, as seguintes combinações de côndilo/fossa mandibular foram consideradas harmônicas: redondas/côncavas; plana/plana; fina/angulada. Outras combinações morfológicas foram consideradas discrepantes. O teste estatístico do Qui-quadrado de Fisher foi utilizado e o nível de significância foi estabelecido em 0,05. Os lados direito e esquerdo das ATMs apresentaram classificação morfológica similar, especialmente para a forma da eminência articular (p = 0,006), presença de deslocamento do disco (<0,001) e redução (p = 0,002). As ATMs discrepantes do lado direito tendem a apresentar do lado esquerdo uma eminência articular caixa / plana (p = 0,024). Uma tendência para apresentar deslocamento do disco foi observada para ATMs com uma eminência em forma de sigmoide (p = 0,040). As ATMs apresentam forma similar de eminência, deslocamento e redução de disco nos lados esquerdo e direito. Houve uma tendência de redução do disco em ATMs com eminência com formato anatômico caixa/plana.
Descrição: SOUTO, A. E. M. de A. Avaliação da discrepância anatômica das ATMS e sua possível associação com o deslocamento de disco: Um estudo por meio de ressonância magnética. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19579
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allahô Eriberto Morais de Almeida Souto.pdfPDF - Allahô Eriberto Morais de Almeida Souto11.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.