Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Beatriz Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:10:29Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:10:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1957 | - |
dc.description | Almeida, B. O. de. Avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2012. O tema de investigação é a avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos. Estudos acerca do assunto, bem como dados estatísticos oficiais recentes, evidenciam que a avaliação não está sendo utilizada para promover a aprendizagem, o que é sua função primordial, mas, muitas vezes, vem sendo utilizada apenas para classificar e, de certa forma, excluir o aluno. Diante dessa situação, nos propomos a investigar como está sendo realizada a prática avaliativa em uma sala de aula de uma escola municipal de Campina Grande. Para tanto buscamos caracterizar o sistema de ciclos, identificar a concepção de aprendizagem e de avaliação da professora e dos alunos, e descrever o processo avaliativo vivenciado por eles. A Escola Municipal Professora Luzia Dantas constituiu o local da pesquisa, e os sujeitos foram a professora e 21 alunos do 2º ciclo final. Para fundamentarmos teoricamente esse trabalho e analisar os dados numa abordagem de cunho qualitativo, utilizamos algumas concepções de autores como Carvalho, Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Masetto, Misukami, Vasconcellos, e estudiosos como Piaget e Vygotsky. A análise dos dados nos levou a concluir que a prática avaliativa utilizada pela professora da referida turma, promove a aprendizagem dos alunos, e não apenas a sua classificação. Para tanto, a professora sistematiza o seu trabalho e faz o acompanhamento individual dos alunos, atitude que revela não só organização, mas responsabilidade e compromisso com aqueles que lhes são confiados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Sistema de ciclo | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem no sistema de ciclos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Beatriz Oliveira de Almeida.pdf | Beatriz Oliveira de Almeida | 287.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.