Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19580
Título: Acesso aos serviços de saúde bucal de crianças e adolescentes com deficiência na APAE de Campina Grande, PB
Autor(es): Santos, Pablo Jardel de Oliveira
Palavras-chave: Saúde bucal
Pessoa com deficiência
Serviços de saúde
Atendimento odontológico
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar o acesso aos serviços de saúde bucal e as dificuldades de busca e obtenção de atendimento odontológico de crianças e adolescentes com deficiência, institucionalizados, usuários da APAE, Campina Grande, PB (APAE-CG). Foi realizada uma pesquisa observacional, descritiva, quantitativa, do tipo transversal com cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência, que frequentavam a APAE-CG, que responderam a questões relacionadas ao acesso de serviços de saúde bucal pelas crianças e adolescentes. Os dados foram analisados através de técnicas de estatística descritiva por distribuições absolutas e percentuais. Observou-se que 64,6% das crianças e adolescentes já havia sido levado ao Dentista, este acesso se deu há menos de seis meses para 51,6% destes, sendo que o serviço mais buscado foi a ESF (58,0%), associado ou não a outros serviços. 67,9% afirmou não ter encontrado dificuldades de acesso, mas quando se buscou apenas a ESF, 61,1% relatou não terem sido atendidos. Entre os que relataram ter dificuldade, a queixa principal referiu-se à recusa do profissional da ESF em atender pacientes com deficiência (52,9%). Conclui-se que mais de a metade das crianças e adolescentes, usuários da APAE- CG, já havia ido ao Dentista, principalmente há menos de 6 meses. Quando se considerou a busca apenas da ESF, a maioria dos usuários relatou não ter conseguido atendimento. Quanto às dificuldades durante o atendimento, a maioria dos cuidadores afirmou não tê-las encontrado. Entre os que relataram ter dificuldade, a queixa principal referiu-se à recusa do profissional da ESF em atender pacientes com deficiência.
Descrição: SANTOS, P. J. de O. Acesso aos serviços de saúde bucal de crianças e adolescentes com deficiência na APAE de Campina Grande, PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19580
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Jardel de Oliveira Santos.pdfPDF - Pablo Jardel de Oliveira Santos9.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.