Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19583
Título: Estudo de pilarização de argila vermiculita com o polioxicátion de alumínio
Autor(es): Barbosa, Renally dos Santos
Palavras-chave: Argila
Alumínio
Vermiculita
Pilarização
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: As argilas têm sido usadas pela humanidade desde a antiguidade para a fabricação de objetos cerâmicos (tijolos e telhas) e, mais recentemente, em várias aplicações tecnológicas, assim como adsorventes em processos de clareamento na indústria têxtil e de alimentos, em processos de remediação de solos, como fluidos de perfuração de poços de petróleo, bem como nas indústrias de cosméticos e fármacos. Mais recentemente estas estão sendo estudadas como catalisadores em reações de termocraqueamento. O interesse em seu uso vem ganhando força devido à busca por materiais que não agridem o meio ambiente quando descartados, à abundância das reservas mundiais e ao seu baixo custo. Neste trabalho, a argila Vermiculita foi utilizada para o estudo de pilarização com o íon de Keggin. A argila foi modificada quimicamente tornando-a sódica e em seguida foram preparadas soluções para o processo de intercalação seguida da pilarização através do tratamento térmico a T= 400 C (calcinação). A argila após os tratamentos químicos foram caracterizadas por difratometria de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados de DRX mostraram que não houve o aumento na distância interplanar que caracteriza a formação dos óxidos e a pilarização da estrutura. No entanto, um segundo pico de alta intensidade foi observado do difratograma.
Descrição: BARBOSA, R. dos S. Estudo de pilarização de argila vermiculita com o polioxicátion de alumínio. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19583
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally dos Santos Barbosa.pdfPDF - Renally dos Santos Barbosa13.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.