Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19586
Título: Avaliação das condutas pós-exposição a acidentes ocupacionais envolvendo acadêmicos de Enfermagem
Autor(es): Araújo, Daniele Fidelis de
Palavras-chave: Biossegurança
Exposição ocupacional
Enfermagem
Acidentes ocupacionais
Data do documento: 16-Mar-2018
Resumo: Na área de saúde, o risco biológico é o mais impactante, tendo em vista que a incidência de acidentes com materiais perfurocortantes tem mostrado a dificuldade que os profissionais e acadêmicos de saúde têm em aderir às medidas de segurança. Após a ocorrência de acidentes com fluidos biológicos, é de suma importância que o acidentado busque um serviço de referência para serem realizados todos os procedimentos pós-exposição. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar as condutas pós-exposição a acidentes ocupacionais envolvendo fluídos biológicos contaminantes e materiais perfurocortantes, envolvendo acadêmicos de enfermagem. Estudo observacional, descritivo, com abordagem e quanti-qualitativa. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado. Os resultados quantitativos passaram por análise estatística no software SPSS 20.0 e os dados qualitativos foram transcritos e submetidos à análise temática. Os dados obtidos mostram resultados positivos no que diz respeito à ocorrência de acidentes ocupacionais, pois foram relatados poucos acidentes em contrapartida, existe déficit no conhecimento das condutas pós-exposição e uma insatisfação dos acadêmicos em enfermagem com o ensino da biossegurança na graduação. Diante do exposto faz-se necessário uma maior abordagem da biossegurança em todos os cursos da saúde, visando um maior conhecimento sobre a temática e uma redução dos acidentes ocupacionais com fluidos biológicos.
Descrição: ARAÚJO, D. F. de. Avaliação das condutas pós-exposição a acidentes ocupacionais envolvendo acadêmicos de Enfermagem. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19586
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Fidelis de Araújo.pdfPDF - Daniele Fidelis de Araújo6.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.