Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19588
Título: | A visão dos professores de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e o raciocínio lógico |
Autor(es): | Santos, Paulo Roberto dos |
Palavras-chave: | Calculadora Raciocínio lógico Problemas matemáticos Matemática - Resolução de problemas |
Data do documento: | 29-Nov-2018 |
Resumo: | A inserção da calculadora na sala de aula para resolução de problemas matemáticos, mesmo nos dias atuais, sofre resistência por parte de alguns professores, os quais justificam que esta limita a aprendizagem dos alunos podendo deixá-los “viciados” na máquina. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar situações de ensino com o uso da calculadora em sala de aula, visando compreender o seu papel e potencial para a aprendizagem em Matemática e, como objetivos específicos: fazer um levantamento de concepções dos professores entrevistados sobre o uso da calculadora como ferramenta auxiliar na aprendizagem matemática e identificar as estratégias utilizadas pelos professores que permitem o uso da calculadora na sala de aula, ao trabalhar com os alunos resolução dos problemas matemáticos. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo de campo. Como sujeitos da pesquisa, foram selecionados dez professores de Matemática. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um Questionário elaborado com sete perguntas subjetivas, as quais nortearam as seções de análise. Após a análise dos resultados foi possível perceber que, a atuação do professor mediante o uso da calculadora na sala de aula, requer uma nova postura, em favor do desenvolvimento do raciocínio lógico. Sabe-se que a calculadora pode ser um instrumento que favorece a aprendizagem, sendo útil no desenvolvimento do cálculo mental, na compreensão de propriedades Matemáticas e na resolução de problemas, considerando que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares frente a esta ferramenta pedagógica, mecanismo significativo ao processo de ensinar, compreender e aprender. |
Descrição: | SANTOS, P. R. dos. A visão dos professores de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e o raciocínio lógico. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19588 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Roberto dos Santos.pdf | PDF - Paulo Roberto dos Santos | 23.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.