Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19589
Título: As demonstrações do Teorema de Pitágoras na perspectiva de alguns matemáticos
Autor(es): Costa, Beatriz Barbosa
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Teorema de Pitágoras
História de Pitágoras
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: O presente artigo propõe-se a estudar o filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos, a forma como ele revolucionou o campo matemático com suas descobertas, assim como o estudo de seu teorema, o mais famoso da geometria plana, e algumas de suas demonstrações. Pitágoras aprofundou seus estudos em diversas regiões e países, inicialmente será apresentado um breve histórico sobre o mesmo, sua vida e participação no teorema supracitado, o qual carrega seu nome: O teorema de Pitágoras. Em seguida, serão desenvolvidas algumas das formas de demonstrar o Teorema de Pitágoras, no campo geométrico e algébrico, uma vez que ao decorrer da pesquisa evidenciou-se a existência de várias formas de demonstrar o referido teorema. Em suma, ao final da pesquisa foi possível verificar e compreender a história da matemática no tocante ao Teorema de Pitágoras, ferramenta que desempenha um papel fundamental na Geometria plana, assim como em vários outros ramos da ciência.
Descrição: COSTA, B. B. As demonstrações do Teorema de Pitágoras na perspectiva de alguns matemáticos. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19589
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Barbosa Costa.pdfPDF - Beatriz Barbosa Costa9.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.