Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Scheibler, Janaína Rafaella | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T14:36:49Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T14:36:49Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19593 | - |
dc.description | SCHEIBLER, J. R. Dificuldades, desafios e motivação dos graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A entrada de um estudante na universidade pode representar um período de mudanças, visto que o aluno irá obter responsabilidades, chegando a sair de casa para morar em outras cidades, ao mesmo tempo em que necessita administrar seu tempo, o dinheiro, a casa, as notas e as frequências nas aulas. Nesse contexto, alguns conseguem se adaptar rapidamente, outros sentem dificuldades pelo fato de adiar ou ter que optar por atividades diferentes das costumeiras, ficando desanimados e inseguros de suas próprias capacidades. Nesse contexto, torna-se importante que a universidade conheça melhor a realidade destes estudantes e os desafios enfrentados por eles, buscando construir caminhos para garantir a igualdade de acesso e de permanência no ensino superior dos estudantes. Pensando nestas questões, este trabalho tem por objetivo, identificar as dificuldades, encontradas pelos estudantes de Licenciatura em Química ao longo do curso e suas motivações para concluir a graduação. Participaram da pesquisa, 39 alunos dos cursos de Licenciatura em Química do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, que estavam cursando o primeiro ou último período. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário. A pesquisa aponta para várias dificuldades que os estudantes se deparam, tais como: as disciplinas que envolvem principalmente a matemática, dependência de transporte público, dificuldade financeira, entre outras. Cerca de 56% dos alunos não reside em Campina Grande. e 54% dos alunos, reprovaram em pelo menos uma disciplina de cálculo durante o curso. São várias as motivações para que esses alunos terminem o curso, onde as mais citadas foram as aspirações profissionais e o desejo de de mudar a vida de seus futuros alunos e a educação do país. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Construção de identidade | pt_BR |
dc.title | Dificuldades, desafios e motivação dos graduandos em Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janaína Rafaella Scheibler.pdf | PDF - Janaína Rafaella Scheibler | 17.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.