Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19594
Título: Análise descritiva da completude das informações sobre as doenças e agravos associados aos casos de tuberculose
Autor(es): Valentim, Rafaela Chaves
Palavras-chave: Tuberculose
Vigilância epidemiológico
Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN
Data do documento: 6-Mar-2018
Resumo: OBJETIVO: Analisar a completude das informações sobre as doenças e agravos associados aos casos de tuberculose no sistema de informação de agravos de notificação. METODOLOGIA: Estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa, realizado no estado da Paraíba. A população do estudo compreendeu todos os casos de TB diagnosticados no período de janeiro de 2013 a novembro de 2016, registrados no Sistema de Informação e Agravos de Notificação da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (Sinan-PB). Os dados foram coletados através do aplicativo Tabwin32 (versão 4.8), posteriormente transferidos para planilhas eletrônicas do software Microsoft Excel 2010, assim como para tabela de entrada de dados do programa estatístico R (versão 3.2.0). Em seguida foram analisados por meio de frequência relativa e absoluta. O projeto da pesquisa obteve a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba. RESULTADOS: Dos 4.338 casos notificados, entre as doenças e agravos associados, os campos para o diabetes, aids e alcoolismo estavam bem preenchidos, porém para as variáveis tabagismo e uso de drogas ilícitas havia a quantidade expressiva de casos ignorados ou em branco, com a porcentagem de 59,6% e 60,5% respectivamente. CONCLUSÃO: As doenças e agravos quando associados à TB podem influenciar drasticamente no prognóstico e tratamento da doença. A incompletude das informações nas fichas de notificação sobre a TB é vista como uma dificuldade na identificação da real situação epidemiológica da doença, o que pode estar relacionado a fragilidades no acompanhamento do usuário ou na atualização dos dados no sistema de informação.
Descrição: VALENTIM, R. C. Análise descritiva da completude das informações sobre as doenças e agravos associados aos casos de tuberculose. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19594
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Chaves Valentim.pdfPDF - Rafaela Chaves Valentim9.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.