Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19595
Título: Estudo dos benefícios da UAMA na vida de idosos
Autor(es): Farias, Pollyanna Raissa de Oliveira
Palavras-chave: Envelhecimento
Qualidade de vida
Idosos
Data do documento: 19-Fev-2018
Resumo: O envelhecimento se apresenta como um processo caracterizado por inúmeras mudanças. Além dos prejuízos morfofuncionais, o processo de envelhecimento, para a maioria dos idosos, caracteriza-se como uma fase difícil, na qual se observa um aumento considerável nas perdas e dificuldades. Esse fator contribui para o aparecimento de doenças, principalmente de ordem psicológica e emocional, sendo necessário, assim, estratégias que promovam a interação e a inclusão social dos idosos. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos idosos acerca dos benefícios da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, desenvolvido na UAMA no terceiro trimestre de 2017, com um grupo de 15 idosos, sob a orientação do professor Manoel Freire de Oliveira Neto. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário adaptado composto por 22 questões divididas e organizadas em 7 dimensões, formuladas com o objetivo de facilitar a interpretação das respostas a partir dos objetivos característicos. O tratamento dos dados se deu através do software Excel. As respostas foram digitadas na forma de banco de dados, sendo possível organizá-las e realizar categorizações, bem como as análises descritivas, para uma melhor interpretação dos resultados. Foram seguidas as recomendações da Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466/12. Os dados revelaram que a UAMA tem proporcionado além de novos conhecimentos, o aumento das relações de amizade, promove uma melhor qualidade de vida, e têm sido uma importante ferramenta no combate a solidão e a depressão, colocando os idosos novamente como pessoas ativas e socialmente integradas.
Descrição: FARIAS, P. R. de O. Estudo dos benefícios da UAMA na vida de idosos. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19595
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pollyanna Raissa de Oliveira Farias.pdfPDF - Pollyanna Raissa de Oliveira Farias82.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.