Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19597
Título: A importância da etnobiologia no currículo do curso de Ciências Biológicas: Uma visão dos Licenciados da UEPB
Autor(es): Medeiros, Márcia Fabíola da Silva
Palavras-chave: Etnobiologia
Ensino de Biologia
Formação de professores
Currículo - Curso de Biologia
Data do documento: 26-Fev-2018
Resumo: A etnobiologia é uma ciência que estuda as interações entre os grupos humanos e o ambiente, para assim compreender como as diversas culturas existentes desenvolvem seus sistemas de saberes e inter-relacionam as diversas formas de conhecimento. A ausência de cadeiras que priorizem essa abordagem no curso de licenciatura em Ciências Biológicas abre uma lacuna na formação inicial dos professores de Biologia . Baseado nisso, este estudo teve como objetivo investigar a importância da Etnobiologia no currículo do curso de Ciências Biológicas, partindo da perspectiva dos licenciandos. Nesta investigação utilizamos uma abordagem qualitativo-descritiva para apresentar os desdobramentos da pesquisa de caráter etnográfico. Na coleta de dados, foram realizadas entrevistas não estruturadas, gravadas em áudio, com treze estudantes concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do período noturno, no ano de 2016, da Universidade Estadual da Paraíba UEPB/CAMPUS I/ CAMPINA GRANDE PB. Para análise dos dados, adotamos os pressupostos da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), como também a categorização por acervo. Percebemos que os estudantes possuem um conhecimento limitado sobre a Etnobiologia ou nenhum conhecimento acerca de seu conceito ou importância na formação do biólogo. A maioria afirmou ter tido contato escasso e informal com os temas associados a Etnobiologia, apesar de reconhecerem a importância para a sua formação. Compreendemos que esses resultados sugerem a necessidade da inclusão formal da Etnobiologia na formação acadêmica dos estudantes do curso de Ciências Biológicas.
Descrição: MEDEIROS, M. F. da S. A importância da etnobiologia no currículo do curso de Ciências Biológicas: Uma visão dos Licenciados da UEPB. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19597
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Fabíola da Silva Medeiros.pdfPDF - Márcia Fabíola da Silva Medeiros21.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.