Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19599
Título: Agentes bacteriológicos envolvidos em infecções do trato urinário: Uma pesquisa a partir de prontuários clínicos em Campina Grande/PB
Autor(es): Correia, Izabelly Gonçalves de Andrade
Palavras-chave: Incidência microbiana
Resistência bacteriana
Prevalência de bacilos
Infecção do trato urinário
Data do documento: 28-Fev-2018
Resumo: As infecções do trato urinário (ITU) são consideradas comuns na rotina ambulatorial, é a segunda mais comum na população geral. Elas podem ser causadas por bactérias Gram negativas e positivas, sendo a Escherichia Coli (E. coli) o micro-organismo com mais predominância, demostrado através de várias pesquisas. Portanto, este trabalho teve como objetivo verificar a prevalência de infecção do trato urinário e o perfil de suscetibilidade dos uropatógenos, por meio da análise dos resultados dos exames de uroculturas armazenados nos prontuários na Central de Processamento de Dados (CPD) de pacientes ambulatoriais atendido no Laboratório de Análises Clínicas na cidade de Campina Grande-PB entre Agosto de 2014 a Julho de 2016. Das 210 uroculturas analisadas o maior número foi do sexo feminino com 85,2% positivas para ITU. Dentre os micro-organismos encontrados a E. coli apresentou prevalência de 79% como principal causador das ITU’s. Existiu uma maior ocorrência de ITU’s em pacientes com idades entre 20-55 anos. Os antimicrobianos que apresentaram o maior número de cepas sensíveis foi amicacina e cefepime. Logo, o estudo da prevalência dos uropatógenos e o estabelecimento do perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, são aspectos importantes para uma terapêutica adequada e contribui para evitar o surgimento de micro-organismos multirresistentes.
Descrição: CORREIA, I. G. de A. Agentes bacteriológicos envolvidos em infecções do trato urinário: Uma pesquisa a partir de prontuários clínicos em Campina Grande/PB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19599
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabelly Gonçalves de Andrade Correia.pdfPDF - Izabelly Gonçalves de Andrade Correia13.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.