Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Fabiana Araújo-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:10:50Z-
dc.date.available2013-09-20T12:10:50Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1959-
dc.descriptionFerreira, F. A. Práticas de leitura na alfabetização: entre os desafios da docência e o aprendizado dos (as) alunos (as). 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO fracasso na aprendizagem da leitura é um dos temas mais discutidos na atualidade. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo investigar como a leitura está sendo desenvolvida no 1º ano das séries iniciais (alfabetização), e como o professor (a) alfabetizador (a) através de sua prática pedagógica cotidiana propicia aos seus alunos (as) essa aprendizagem. Nossa proposta é relacionar teoria e prática, e como referencial teórico que nos serviu de baliza em nosso trabalho estão os estudos de Magda Soares (2010), Paulo Freire (2003), Emília Ferreiro (2010), Ana Teberosky (2003), entre outros. Como encaminhamento metodológico fizemos uso de uma pesquisa qualitativa, através de entrevistas e questionário, realizadas com alunos e uma professora alfabetizadora de uma escola pública da cidade de Massaranduba/PB. Como resultado da nossa pesquisa, percebemos que propiciar a aprendizagem da leitura é um dos grandes desafios postos a docência, e que a professora alfabetizadora sozinha torna-se incapaz de conseguir resultados significativamente importantes para mudar a realidade educacional do nosso país.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titlePráticas de leitura na alfabetização: entre os desafios da docência e o aprendizado dos (as) alunos (as)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Araujo Ferreira.pdfFabiana Araújo Ferreira816.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.