Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/196
Título: Tolerância de Ricinus communis L. ao herbicida clomazone em solos com diferentes capacidades de adsorção
Autor(es): Silva, Vivianny Nayse Belo
Palavras-chave: Mamona
Ricinus communis L
Herbicida
Absorção do solo
Data do documento: 18-Set-2012
Resumo: O Clomazone é um herbicida aplicado em pré-emergência que tem mostrado seletividade a cultura da mamoneira, sendo utilizado para o controle de gramíneas e algumas dicotiledôneas anuais. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a tolerância da mamoneira ao herbicida clomazone em solos com diferentes capacidades de adsorção. O experimento foi realizado em condições de casa de vegetação, nas dependências da Embrapa Algodão, localizada no município de Campina Grande (PB). Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco repetições, em esquema fatorial com oito doses do herbicida clomazone (0; 187,5; 375; 750; 1500; 3000; 6000 e 12000 g i.a. ha -1 ) e quatro tipos de solo: dois franco-arenosos (Apodi – RN e Itaporanga – PB); um franco-argilo-arenoso (Irecê – BA) e um franco-argiloso (Barbalha – CE). Aos 20 dias após a aplicação do herbicida clomazone foram avaliadas a altura das plantas, área foliar, massa fresca e seca da parte aérea, além da massa seca do sistema radicular. Para a interpretação dos resultados, utilizou-se analise de regressão não linear utilizando o modelo log-logístico de quatro parâmetros, calculando a dose de clomazone que proporcionou 50% de inibição no crescimento da mamoneira (I ) para cada solo. Os resultados indicaram que a dose do herbicida clomazone tolerado pela mamoneira é influenciada pela capacidade de adsorção do solo. O herbicida clomazone é absorvido pelo sistema radicular da mamoneira podendo reduzir o crescimento da planta em doses elevadas. Em solos de textura franco-arenosa, baixas doses do herbicida clomazone são suficientes para ocasionar redução no crescimento das plantas de mamoneira.
Descrição: SILVA, V. N. B. Tolerância de Ricinus communis L. ao herbicida clomazone em solos com diferentes capacidades de adsorção. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/196
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vivianny Nayse Belo Silva.pdfVivianny Nayse Belo Silva337.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.