Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19601
Título: Dificuldades de acesso aos serviços de saúde enfrentadas por motoristas de transporte escolar – Relato de experiência
Autor(es): Silva, Railton Barbosa da
Palavras-chave: Acessibilidade aos serviços de saúde
Atenção Primária à Saúde
Saúde do homem
Educação em saúde
Data do documento: 19-Fev-2019
Resumo: Introdução: Os problemas de saúde dos homens estão diretamente relacionados as dificuldades de acesso aos serviços de atenção primaria, dificuldades estas que levam os mesmos à procura de serviços mais especializados, sobrecarregando e onerando a saúde pública. Dessa forma desvirtuando o papel principal da atenção básica que e a promoção da saúde com grande resolutividade e baixo custo. Objetivo: Relatar as principais dificuldades apresentadas durante a busca pelos serviços de saúde, referidas por motoristas atendidos nas ações de educação em saúde em uma extensão universitária. Metodologia: trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo com observação participativa, realizada durante o desenvolvimento de ações de educação em saúde do projeto de extensão “Saúde do Homem: Ações e reflexões para a promoção da saúde”, do departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, composta por cinco aluno discentes e um docente. Os participantes foram exclusivamente do sexo masculino, funcionários públicos que exerciam a função de motoristas de ônibus escolar universitário. A efetivação e desenvolvimento do projeto deu-se no período de maio de 2017 a novembro de 2018. Relato de experiência: Durante a realização do projeto que contou com a participação de 31 motoristas de transporte escolar, foram planejados encontros para abordar temas voltados à essa população de motoristas, como; IST’s, diabetes, hipertensão, câncer de próstata e outros favorecendo a oportunidade de discussão em grupo para abordagens relacionadas a cada encontro, com os esclarecimentos pertinentes a cada caso, despertando nos mesmos o compromisso em se fazerem presentes nos encontros subsequentes para ampliação de seus conhecimentos e sensibilização na busca quanto a prevenção de agravos à saúde de cada um. Conclusão: Acredita-se que com o desenvolvimento das ações de educação em saúde e informações sobre a atuação dos serviços de saúde e os seus direitos refletiram significativamente na busca pelos serviços de saúde como forma de cuidado preventivo bem como o aprendizado sobre cada tema exposto, dessa forma ampliando consideravelmente os conceitos básicos de saúde dos mesmos. Percebeu-se que ações planejadas de educação em saúde propiciam uma melhora na qualidade de vida desses usuários transformando ações pontuais em hábitos de vida.
Descrição: SILVA, R. B. da. Dificuldades de acesso aos serviços de saúde enfrentadas por motoristas de transporte escolar – Relato de experiência. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19601
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railton Barbosa da Silva.pdfPDF - Railton Barbosa da Silva9.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.