Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19603
Título: Matemática financeira
Autor(es): Pereira, Diana Maria de Lima
Palavras-chave: Juros
Matemática financeira
Porcentagem
Data do documento: 5-Abr-2019
Resumo: A Matemática financeira e suas aplicações é um campo bastante amplo nas suas origens há algum tempo, desde que o homem passou a utilizar moeda e a perceber o valor do dinheiro e suas relações com o tempo. Esse campo da Matemática ganhou uma importância muito grande na contemporaneidade, principalmente em tempos de crise e recessão. É principalmente nessa época que diversos segmentos da matemática financeira são utilizados para comparar, medir e explicar os acontecimentos do mercado financeiro. A porcentagem sobre um determinado valor, seu cálculo de crescimento ou redução, permite-nos determinar prejuízo, desconto e lucro com muita exatidão. Os juros e seus fatores que determinam a sua existência, a classificação dos juros e os cálculos dos montantes acompanhados com os conceitos. Os descontos e suas classificações e aplicações; sistema de amortização e suas diferentes propostas de forma de pagamento. As noções básicas são importantíssimas que são utilizadas no cotidiano. Todas as aplicações e conceitos mais importantes são usados praticamente todos os dias por várias pessoas vinculadas em notícias nos jornais escritos e falados, na internet e em todos os meios de comunicação que afetam o dia a dia de todos nós e que são diariamente citados e utilizados em todas as esferas da sociedade.
Descrição: PEREIRA, D. M. de L. Matemática financeira. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19603
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana Maria de Lima Pereira.pdfPDF - Diana Maria de Lima Pereira10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.